Fazendo um blog - Como definir o nicho do seu blog

Quando eu fui criar o blog surgiram várias dúvidas em relação a criação de um blog: como definir o nicho e as categorias, como criar um layout do zero e como escolher um nome original são apenas algumas das dúvidas que eu tive e precisei pesquisar muito para responder. Eu fui anotando minhas dúvidas e as respostas para elas, salvei links muito úteis e a partir disso surgiu a ideia da série de posts Fazendo um blog que começa hoje e não tem um número definido de postagens ou data para acabar, já que além de dicas para criar o seu blog, como a de hoje, vou trazer dicas para a manutenção do blog ao longo do tempo.



O que é um nicho?

Explicando de forma simples, nicho é o assunto principal do seu blog. Assim, o Erro casual, por exemplo, se enquadra na categoria "variedades" porque passeia entre vários nichos.

Por que definir o nicho do blog?

A escolha do nicho de um blog é uma das etapas mais importantes na criação de um blog porque é o assunto que vai te ajudar a escolher um layout, a ter uma ideia de quem é o seu público, das categorias em que seu blog será dividido e até a escolher para um nome para o seu blog. É o assunto também que vai definir o seu conteúdo.

Fórmula das três perguntas

Para escolher o nicho, o jeito que mais funcionou para mim foi a Fórmula das três perguntas da Ale Gattoni, onde você responde três perguntas e a partir das respostas descobre o seu nicho.

1. O que você faz nas suas horas de lazer?

Quando você tem um tempinho livro, o que você faz? Se você costuma ler, que tipo de obra mais te atrai? E quais tipos de filmes e séries você gosta de ver? Passear com o cachorro? Dormir? Vai anotando TUDO de preferência em tópicos para ficar mais fácil de visualizar depois.

2. O que te pedem ajuda para fazer?

Anote todos os assuntos sobre os quais seus amigos te pedem conselhos, anote também tudo o que as pessoas dizem que você é bom em fazer, já que às vezes os outros percebem talento em nós que não somos capazes de enxergar.

3.  Pergunte a amigos o que te representa.

Faça uma enquete com amigos e pessoas da sua família e pergunte quais assuntos eles relacionam a você ou que coisas fazem eles se lembrarem de você logo de cara. Por exemplo, quando eu perguntei isso para uma amiga, ela nem precisou pensar para responder: coisas de nerd como quadrinhos. Eu não leio muitas HQ's (Histórias em Quadrinhos), mas estou sempre contando pra ela as diferenças que eu sei entre os filmes e os quadrinhos ou o que eu já vi que acontece nos quadrinhos e gostaria que acontecesse nos filmes também.

Pergunta extra: Pergunte às pessoas próximas coisas que elas gostariam que você falasse.

Essa foi a pergunta que mais teve tópicos e me surpreendeu bastante. Talvez seus amigos pensem que você deva falar sobre coisas que nem passaram pela sua cabeça ou dar uma opinião sobre um evento que você nem sabia que aconteceria. Essa é uma pergunta interessante para se fazer eventualmente, pode te render ideias bacanas para postagens.

Depois de ter feitos as quatro perguntas dê uma olhada nos tópicos que você anotou e marque o que você mais gosta, aquilo que você tem mais domínio e o que aparecer mais vezes, provavelmente entre esses tópicos você vai achar um ou vários que vão te ajudar a escolher um nicho. 
Outros links que podem te ajudar:
Obs. O nicho aqui do blog, variedades, é ótimo, muito amplo e tudo mais, só que ele possui exatamente esse defeito: é amplo demais, então se você tiver certeza de que esse é o nicho que você vai escolher, fica uma dica: defina as categorias que serão abordadas, assim fica um pouco mais fácil conhecer o seu público e criar um conteúdo bacana.

Esse post foi útil para você? Você gostou? Achou que faltou alguma informação ou ficou incompleto de alguma forma? Comenta aqui embaixo, ou se você ficar com vergonha, pode falar comigo pela página de contato, juro que não falo para ninguém.

2 comentários :

  1. ✽ ✾ ✿ ❀ ❁ ❃ ❄ ❅ ❆ ❊ ♥ ♡◑ ❤ ◕。◕ ✽ ✾ ✿ ❀ ❁ ❃ ❄ ❅ ❆ ❊

    Olá Thaina!
    Coincidência,eu também sou da área jurídica :)
    Adorei seu post e a tecnica das perguntas, principalmente perguntar para parentes e amigos queridos! É muito legal definir o nicho mesmo que seja amplo para facilitar o crescimento e o acesso ao público do blog!
    Adorei mesmo! Você escreve com clareza e muito bem, tinha que ser do Direito mesmo essa menina haha <3
    Já estou te seguindo nas redes sociais twitter, instagram e fa page pra não perder nenhum post!
    Ah e deixo o convite pra você conhecer meu blog se vc quiser, eu sou nova na blogsfera e ia ficar muito feliz com a sua visita no meu humilde cantinho!

    Tenha uma ótima tarde
    Beijos Carinhosos,

    Mandy♥
    Amanda Querobino Blog

    ✽ ✾ ✿ ❀ ❁ ❃ ❄ ❅ ❆ ❊ ♥ ♡◑ ❤ ◕。◕ ✽ ✾ ✿ ❀ ❁ ❃ ❄ ❅ ❆ ❊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      É sempre bom encontrar pessoas da área jurídica na blogosfera <3
      Foi muito difícil pra mim definir o nicho aqui do blog e é uma coisa tão importante, daí quando vejo que consegui trazer um método legal e que você gostou, fico até meio boba de alegria haha
      Obrigada pelo carinho, viu?
      By the way, dei uma espiada no seu blog, depois você confere meu comentário!
      Beijos :)

      Excluir